Convidados


Cristiano Gouveia é ator, músico, compositor e cantador de histórias. Atuou no programa Quintal da Cultura, da TV Cultura, como o personagem Teobaldo. Ministrou aulas de música para teatro na ELT - Escola Livre de Teatro de Santo André/SP. É colaborador da Escola de Narração Oral Itinerante, projeto pioneiro em Portugal, coordenado pela narradora Clara Haddad. É integrante da Cia Prosa dos Ventos.




O Grupo Mosaicos é formado por atores, músicos e educadores interessados na arte de contar histórias, e que desde 2008 produz e realiza sessões de histórias e oficinas, tendo como foco a pesquisa da música como elemento narrativo. Idealizado por Luciana Zule e também composto por Maria Coelho, Rudi Garrido e Leandro da Costa, o grupo realiza seu trabalho em bibliotecas, livrarias, centros culturais, escolas, SESC´s, projetos vinculados às prefeituras, como o Ciranda de Histórias (RJ), além de programas de rádio e televisão. A pesquisa musical, relativa à proposta de trabalhar a música como fio condutor da narrativa tal qual a palavra, aproximou o grupo da linguagem do rádio, sendo esta outra vertente de nosso trabalho. Além disso, em 2012, montou seu primeiro espetáculo - Minotauro, Fábula Musical – fruto do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. Por este espetáculo recebeu duas indicações ao Prêmio Zilka Salaberry de Teatro infantil (Melhor música: Rudi Garrido e melhor atriz: Maria Coelho).





Priscila Harder da Cia. Conto em Cantos - atriz, contadora de histórias e arte-educadora
Diretora formada no curso de Artes Cênicas da USP. Atriz formada pelo Teatro-Escola Célia Helena. Arte-educadora formada na UNESP.
Fundadora da Cia. Conto em Cantos, onde se dedica a arte de contar histórias desde 2005. Conta histórias em centros culturais, escolas, parques, feiras de livros, bibliotecas e projetos de incentivo à leitura. Como contadora de histórias participou de Festivais Nacionais (São Paulo, Recife e Santa Bárbara d'Oeste) e do  27o Encuentro de Contadores de Histórias e Leyendas de Buga (Colômbia). Foi indicada em 2010 como Melhor Atriz ao Prêmio Coca-Cola/FEMSA de Teatro, com o espetáculo “Amazônia Adentro” da Cia. Conto em Cantos.
 Ministra oficinas e aulas de teatro para crianças, adolescentes e adultos em escolas e centros culturais (desde 2003), e desde 2009 ministra cursos e oficinas para contadores de histórias.




Thalita Passos e Elaine Sampaio  - O Grupo Mãos de Fada conta histórias em LIBRAS (língua brasileira de sinais) e em Língua Portuguesa, proporcionando ao
espectador surdo ou ouvinte infinitas possibilidades de vivenciar as histórias de uma forma diferente.
O Grupo nasceu do trabalho de interpretação de histórias no Festival de contação de histórias de São Paulo
A partir do reencontro com o mundo fantástico dos contos de fadas percebemos a importância de contribuir para o resgate dessa tradição e a divulgação da LIBRAS através dessa arte.







Renê Rodrigues - Ator, educador e contador de histórias. Trabalha atualmente com formador do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), no eixo de Literatura Infantil na função de Formador de Leitor e Amigos da Leitura na Secretaria Municipal de Educação de Aurora – Ceará. Também faz parte do Grupo Balaio de Histórias da região do Cariri Cearense. Estudantes de Letras pela Universidade Regional do Cariri – URCA.




Vinicius Rangel ator formado em Comunicação Social pela UFMT e atua em sua própria Cia Teatral “Trupe do Rei” montando espetáculos para crianças e ministrando oficinas para atores e não atores e Educadores. É contador de Histórias e interpreta o palhaço Chulingo em dois monólogos (“O Novo Coração” e “O Caminho para o Céu”) levando riso e alegria à igrejas, hospitais, escolas, praças e teatros de MT e todo o Brasil. É Casado com Ângela e pai do Nícolas.



                         

O Teatro Experimental de Alta Floresta completou 26 anos neste ano de 2014 e, em sua bagagem traz mais de 30 espetáculos teatrais, contações de histórias, palestras, oficinas e outras atividades inerentes ao modo de fazer “teatro de grupo”. Atualmente, as contações de histórias são realizadas pelos atores Ronaldo Adriano que é também diretor, cineasta e está no grupo há mais de 20 anos. O outro ator é Anderson Flores, que também é cenógrafo e professor e está no grupo há mais de 14 anos.






Maurício Ricardo - Ator, diretor, produtor de teatro e narrador de histórias. Fundador da Cia. Porrada de Teatro, com produções relevantes para a história do teatro em Mato Grosso. Também desempenha o trabalho de professor de Literatura e Artes em Cuiabá. Com formação em Letras, pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.








Desde 2009, o Grupo Ogan, de Campo Novo dos Parecis, desenvolve ações através do Ponto de Cultura Ninho do Sol que tem como diretrizes a preservação do patrimônio histórico e cultural, incentivo a cultura indígena, execução de oficinas multimídia, de artes e artesanato, criação de uma biblioteca comunitária e promoção de eventos culturais.






Wanderson Lana é graduado em Licenciatura em História, Especialista em História da América Latina Contemporânea pela UFMT e mestrando em Estudos de Cultura Contemporânea também pela UFMT. É ator, escritor, diretor, dramaturgo e contador de histórias. Fundador da Cia Teatro Faces de Primavera do Leste. Já escreveu mais de 12 textos de teatro e um livro de contos.